tek gloss

rede2001.com

glossário prático de tecnologia e informática - mais de 400 termos explicados de forma simples

A B C

  

@
Caracter que, num endereço electrónico separa o nome do utilizador do domínio em que aquele está registado. Em inglês pronuncia-se “at”, em português diz-se normalmente “arroba”.

Abort
Quando o utilizador selecciona esta opção está a mandar terminar a acção de um comando que foi dado ao computador.

Abrir ficheiros ou pastas
Para abrir um ficheiro ou uma pasta, deve fazer rapidamente um duplo clique sobre o item em causa.

Abrir o painel de controlo
Para abrir o Painel de Controlo, clique sucessivamente em Iniciar\Definições\Painel de Controlo.

Acceptable use policy
Este termo designa as regras de conduta para a utilização correcta duma rede e dos seus serviços por parte dos utilizadores.
Access time
O número de milisegundos gastos por uma drive ou memória para começar a distribuir dados depois de o computador enviar um pedido.

Acerca de...
Esta opção, localizada no menu de Ajuda dos vários programas do Windows, contém informação sobre a versão do software que está a ser usado e ainda a identificação do utilizador para quem o programa foi licenciado.

Acesso remoto
Ligação à distância entre um terminal ou micro-computador e uma rede.

Acrobat
Sistema multimédia da empresa Adobe.

ActiveX
Tecnologia criada pela Microsoft para a Internet. Os controles ActiveX são activados pelo browser para executarem diversas funções, como a visualização de documentos de texto, animações, mapas inter-activos, etc.

Algoritmo
Conjunto de instruções para a execução de uma tarefa como, por exemplo, a resolução de um problema matemático.

Alinhamento vertical do texto
No programa Word, pode alinhar o texto com a parte superior ou inferior da página, centrá-lo ou distribuí-lo de forma uniforme entre as margens superior e inferior. Esta característica é útil na formatação de documentos de uma só página como, por exemplo, as páginas de título ou capas. Seleccione Configurar Página no menu Ficheiro, faça clique sobre o separador Esquema e, finalmente, escolha o tipo de alinhamento que deseja: superior, centrado ou justificado.

Alpha blending
É a mistura de duas cores numa zona de junção de polígonos. Esta técnica é usada para criar efeitos visuais como a transparência (água, vidro) ou translucência (fumo, nevoeiro) e reflexos luminosos.

Alterar a aparência de itens
Para alterar a aparência dos itens de uma pasta, em O Meu Computador ou no Explorador do Windows, faça clique sobre o menu Ver e em seguida sobre um dos seguintes comandos: Ícones Grandes, Ícones Pequenos, Listar ou Detalhes. Também pode ordenar os itens por nome, tamanho, data de modificação ou tipo.

Alterar nomes
Para alterar o nome de um ficheiro ou pasta, utilize O Meu Computador ou o Explorador do Windows e clique sobre o ficheiro ou pasta cujo nome pretende mudar. Não necessita de o abrir. Com o ficheiro seleccionado, vá ao menu Ficheiro e escolha Mudar o Nome. Escreva o novo nome e prima a tecla Enter. Um nome de ficheiro pode ter até 255 caracteres, incluindo espaços. No entanto, tenha em atenção que não pode conter nenhum dos seguintes caracteres: \ ? : * “ < > |
Alterar relógio
Para alterar a hora do computador, clique duas vezes sobre a barra de tarefas no local onde aparece o relógio, para visualizar as propriedades de Data/Hora. Na caixa por baixo do relógio, seleccione as horas, minutos e segundos ou o indicador AM/PM. Pode aumentar ou diminuir o valor seleccionado fazendo cliques sobre a seta para cima ou para baixo.

Ambiente de trabalho
Quando inicia o Windows, a extensa área que visualiza chama-se ambiente de trabalho. Pode personalizar este espaço adicionando atalhos para os seus programas, documentos e impressoras preferidos, bem como alterar o aspecto desta área de acordo com as suas preferências.
Para ajustar definições como a cor ou a imagem que aparece em segundo plano, utilize o botão direito do rato para fazer clique em qualquer ponto do Ambiente de Trabalho e, em seguida, faça clique sobre Propriedades. Poderá em seguida escolher entre as várias opções preexistentes ou criar novas opções.

ANSI
American National Standards Institute. É uma organização americana vocacionada para o estabelecimento de normas.

Antivírus
Um programa que detecta a presença de vírus num computador, avisa o utilizador da sua presença e procura reparar quaisquer ficheiros que tenham sido danificados pelo vírus.
Anular última acção
Para cancelar a última acção que fez num documento, vá ao menu Editar e clique sobre Anular (Undo). Tome em atenção que certas acções que efectua no Windows não podem ser anuladas e, nesse caso, o comando Anular pode não estar disponível. Alguns programas permitem ao utilizador anular um número elevado de acções anteriores.

Aplicação
Um programa que realiza tarefas específicas.

Applet
Programa JAVA que se integra numa página WWW.

Arpanet
Uma rede de computadores criada em 1969, pelo Departamento de Defesa norte-americano, que estabelecia ligações entre várias instituições militares. Com a posterior adesão de várias universidades americanas, essa rede acabou por dar origem à Internet.

Arquitectura cliente-servidor
Arquitectura de computador em que o processamento de dados pode ser distribuído entre os clientes da rede que requisitam informações e os servidores da rede que as fornecem.

Arrastar
Uma maneira prática de deslocar ficheiros de um local para outro é arrastá-los. Isso significa seleccionar o ficheiro e, mantendo premido o botão esquerdo do rato, deslocar o ponteiro do cursor até ao ponto de destino. Verá que o ficheiro acompanha o cursor enquanto o desloca, pelo que bastará soltar o botão do rato no local para onde quer transferir o ficheiro.

ASCII
Uma norma norte-americana de codificação de caracteres através de números binários, utilizada em diferentes computadores. Define a codificação dos caracteres com códigos de 0 a 127.

Assistente
Programa do Windows que facilita a configuração de componentes do computador e ajuda o utilizador a procurar a resposta a dúvidas, emite sugestões, etc.

Assistente de agendas
Programa que ajuda o utilizador a criar uma agenda, bem como um formulário com uma área por baixo de cada tópico destinada a registar minutas de reunião.

Assistente de boletins informativos
Este assistente do programa Word 97 ajuda a criar um boletim informativo com várias colunas, gráficos, cabeçalhos e texto flutuante. Depois de criar um boletim informativo com a ajuda do assistente, pode adicionar mais gráficos, alterar o tamanho do texto e modificá-lo da forma que quiser. É possível utilizar também efeitos a preto e branco ou gráficos a cores e deixar espaço livre para as etiquetas com o endereço dos destinatários. Para aceder a este assistente abra o programa Word e clique em Ficheiro\Novo\separador Publicações\Assistente de Boletins Informativos.
Assistente de calendários
Assistente do programa Word para criar calendários de muitos estilos diferentes. Para o utilizar, clique em Ficheiro\Novo\separador Outros documentos\ Assistente de Calendários.

Assistente de cartas
Assistente do programa Word para ajudar a escrever cartas. O assistente contém uma lista dos elementos que são utilizados com mais frequência, tais como o início de carta e rodapés, que o utilizador pode seleccionar a partir das listas. Para utilizar este assistente clique em Ficheiro\Novo\separador Cartas e Faxes\Assistente de Cartas.

Assistente de currículos
Assistente do programa Word para organizar aptidões, formação e experiência num currículo. O assistente dispõe de vários títulos incorporados que podem ser colocados por qualquer ordem. O assistente ajuda ainda a criar uma carta de apresentação para juntar ao currículo a enviar por correio electrónico ou fax. Para aceder ao assistente clique em Ficheiro\Novo\Assistente de Currículos.

Assistente de fax
Assistente do programa Word que ajuda a criar folhas de rosto para faxes e a proceder ao respectivo envio por via electrónica. Para aceder ao assistente clique Ficheiro\Novo\separador Cartas e faxes\ Assistente de Faxes.

Assistente de memorandos
Assistente do programa Word que ajuda a criar e formatar memorandos e listas de distribuição, a inserir cabeçalhos e outros itens utilizados frequentemente como a data, o assunto e as iniciais do autor. O assistente também ensina como enviar o memorando por correio electrónico ou fax. Para aceder ao assistente clique em FicheiroNovo\ separador Memorandos\Assistente de Memorandos.

Assistente do Office
O programa Assistente do Office permite responder a dúvidas, dar sugestões e fornecer ajuda para uma série de funções específicas do programa do Office que está a utilizar.

Assistente do Word
É uma função do programa que faz perguntas ao utilizador e utiliza as respostas para formatar automaticamente um documento, tal como um boletim informativo ou um currículo.

Atalho no ambiente de trabalho
Um ícone do Windows que funciona como uma ligação a um programa ou ficheiro, permitindo activá-lo através de um duplo clique no respectivo ícone.
Para colocar um atalho no ambiente de trabalho, clique sobre o item (ficheiro, programa, pasta, impressora ou computador) para o qual deseja criar um atalho. No menu Ficheiro, escolha Criar Atalho e em seguida arraste o atalho até ao ambiente de trabalho. Pode utilizar o atalho como uma forma mais rápida para abrir o item em causa.

Atalho no menu
As letras que aparecem sublinhadas nos menus dos vários programas funcionam como atalhos. Se premir a tecla ALT ao mesmo tempo que a letra sublinhada, será executada a opção correspondente.

ATM
Asynchronous Transfer Mode. É um protocolo de transmissão de dados de alta velocidade baseado em células ou pacotes de tamanho fixo, diferente do protocolo TCP/IP.

Attachment
Significa anexo. A expressão é utilizada para designar ficheiros que são enviados juntamente com mensagens de e-mail.

Auscultadores
Os computadores possuem uma entrada para auscultadores, permitindo ao utilizador escutar música ou outros sons isoladamente. Quando não se possui uma placa de som, essa entrada pode ser usada para fazer a ligação a colunas de som.

Avi
Formato de ficheiro que guarda excertos de pequenos filmes.

 

B
Abreviatura de byte, que representa a quantidade de armazenamento nas unidades de disco ou memória do computador. Corresponde a um conjunto de oito bits.

Backup
O Windows inclui um programa que pode utilizar para fazer cópias de segurança dos ficheiros existentes no disco rígido para uma disquete, unidade de banda ou para outro computador da rede. Para localizar o Backup, clique em Iniciar\Programas\ Acessórios\Ferramentas do Sistema.

Bandwidth
Largura de banda.

Barra de atalhos do Office
A barra do Office permite aceder com um clique do rato aos recursos que são utilizados mais frequentemente. Localizada normalmente no canto superior direito do monitor, possui uma série de botões que fazem iniciar programas de processamento de texto, folhas de cálculo, apresentações, etc.
O utilizador pode escolher os programas que aparecem nessa barra e/ou adicionar ícones para os ficheiros/programas com que trabalha mais frequentemente.

Barra de estado do Word
A Barra de Estado é uma área horizontal no programa Word, localizada por baixo da janela do documento, que fornece informações sobre o que está a ser mostrado na janela. 
Se esta barra não estiver já visível, para accioná-la clique em: menu Ferramentas \Opções\separador Ver. 

Seleccione então a caixa de verificação Barra de Estado no item Janela.
Apresenta-se de seguida o significado dos itens que aparecem na Barra de Estado:

Página <número> = O número de página, baseado no esquema de numeração lógica, da página mostrada na janela.

Secção <número> = O número da secção da página mostrado na janela.

Número/número = Baseado na contagem das páginas no documento actual é apresentado o número da página que está a ser vista seguido do número total de páginas do ficheiro.

Em = A distância desde o topo da página até ao seu ponto de inserção. Não é mostrada nenhuma medição se o ponto de inserção não estiver na janela.

Ln = A linha de texto em que o ponto de inserção está localizado. Não é mostrada nenhuma indicação se o ponto de inserção não estiver na janela.

Col = A distância, em número de caracteres, a partir da margem esquerda até ao ponto de inserção. Não é mostrada nenhuma indicação se o ponto de inserção não estiver na janela.

GRA = O estado do gravador de macros. Faça duplo clique sobre GRA para activar ou desactivar o gravador de macros. Quando o gravador está desactivado, GRA aparece esbatido.

RA = O estado do registo de alterações. Faça duplo clique sobre RA para activar ou desactivar a função registo de alterações. Quando as alterações não estão a ser registadas, RA aparece esbatido.

EXP = O estado do modo de selecção expandida. Faça duplo clique sobre EXP para activar ou desactivar o modo. Quando o modo de selecção está desactivado, EXP aparece esbatido.

SUB = O estado de modo de substituição. Faça duplo clique sobre SUB para activar ou desactivar o modo. Quando o modo de substituição está desactivado, SUB aparece esbatido.

Símbolo de páginas = O estado da verificação ortográfica e gramatical. Quando o Word está a executar o processo de verificação dos erros, é mostrada uma caneta animada por cima do livro. Se não forem detectados erros, aparece uma marca de verificação. Se for detectado um erro, aparece um “X”. Para resolver o erro, faça duplo clique sobre este ícone.

Símbolo de disco = O estado de guardar em segundo plano. Quando aparece um ícone com um disco em movimento, o Word está a guardar o seu documento em segundo plano, enquanto está a trabalhar.

Símbolo de impressora = O estado da impressão em segundo plano. Quando aparece um ícone com uma impressora, o Word está a imprimir o seu documento, enquanto trabalha. Um número junto do ícone da impressora mostra o número da página que estiver a ser impressa. Para cancelar o trabalho de impressão, faça duplo clique sobre o ícone da impressora.

Barra de tarefas
A barra de tarefas está normalmente localizada no limite inferior do Ambiente de Trabalho e contém o botão Iniciar, que pode ser utilizado para arrancar um programa ou localizar um ficheiro.
Nessa barra são apresentados os botões que representam os programas que estão a ser executados. Para alternar entre esses programas basta fazer um clique no respectivo botão da barra de tarefas.

Barras de ferramentas do Word
As barras de ferramentas permitem organizar os comandos no programa Word, de modo a utilizá-los rapidamente. Pode personalizar as barras de ferramentas, adicionar e remover menus e botões, fazer ocultar, mostrar ou mover as barras.
Para escolher as barras que ficam visíveis clique em Barras de Ferramentas, no menu Ver.

Base de dados
Um conjunto de informações relacionadas entre si e referentes a um mesmo assunto. Estão organizadas de forma a servirem como uma base de trabalho, a partir da qual o utilizador pode cruzar informações, tirar conclusões e tomar decisões.

BASIC
Beginner’s All-purpose Symbolic Instruction Code. É uma linguagem de programação criada na década de 1960 por John Kemeney e Thomas Kurtz.

Binário
Um sistema de numeração composto por apenas dois dígitos (0 e 1), que é usado para representação interna de informação nos computadores.
Bit
Unidade binária usada na representação dos dados informáticos.

Bitmap
Uma imagem bitmap é formada por uma grande quantidade de pontos ou pixels. A cor de cada quadrado da imagem é descrita por um ou mais bits.

Bloco de notas
O Bloco de Notas (Notepad), pode ser utilizado para criar ou editar ficheiros de texto que não requeiram formatação e que sejam mais pequenos do que 64K. O Bloco de Notas abre e guarda texto apenas no formato ASCII (só de texto). Para iniciar este programa clique em Iniciar\Programas\ Acessórios\Bloco de Notas.

Bookmark
Significa os Favoritos. É uma possibilidade dada pelos browsers de Web e outros programas de acesso à Internet de guardar endereços de sites. Funcionam como marcadores que se colocam ao longo de um livro, de forma a encontrar mais facilmente certas passagens mais tarde. O utilizador também poderá voltar aos endereços que seleccionou, fazerndo um clique no Bookmark respectivo.

Boot
Procedimento de inicialização de um sistema informático.

Botões fechar, minimizar e maximizar
Todas as janelas têm um botão Fechar, no canto superior direito (X), sobre o qual pode fazer clique para fechar a janela e sair do programa. Os dois botões anteriores permitem Minimizar ou Maximizar o espaço que a janela está a ocupar.

Browser
É um programa que interpreta as marcas dos ficheiros HTML colocados na World Wide Web, formatando-os em páginas para apresentação ao utilizador. Permitem ver e navegar em páginas Web. O Netscape Navigator e o Internet Explorer são os browsers mais populares.

BTW
Sigla do inglês “By the Way” . Quer dizer já agora/por falar nisso, etc.

Bug
Designa um erro de programação ou fabrico que causa um defeito no funcionamento de um programa ou hardware. A expressão teve origem numa traça que morreu nos circuitos de um computador, causando o seu mau funcionamento.

Bump-mapping
É uma técnica para criar relevo em texturas aplicadas sobre polígonos.

Bus
Uma forma de comunicação entre os vários dispositivos de um computador e os periférios que lhe estão conectados. Permite a ligação de dispositivos sem ter que instalar placas e reconfigurar o sistema do PC.

Byte
Conjunto de 8 bits agrupados.

C
Linguagem de programação estruturada utilizada para a criação de aplicações e sistemas operacionais.

Cabeçalho e rodapé
Ao utilizar o programa Word, se houver alguma informação que queira ver repetida ao cimo de cada página - como um logotipo ou um título para o documento - pode criar um cabeçalho. Se desejar repetir alguma informação no fim de cada página, como o nome do ficheiro, autor, número da página ou a data actual, crie um rodapé. No menu Ver, faça clique sobre Cabeçalho e Rodapé e, depois, introduza o texto ou gráfico na respectiva área do documento.

Cache
Palavra que designa um certo tipo de memória auxiliar, destinada a acelerar as tarefas em que há muito armazenamento de dados.

CAD
Computer Aided Design. Desenho de Projectos com Auxílio de Computador. Um tipo de programas que é utilizado, nomeadamente, no desenho e projecto de peças industriais, componentes de máquinas, projectos de arquitectura e de engenharia.

Caixa alta e baixa
Expressão que é utilizada nas artes gráficas para designar, respectivamente, as letras em maiúsculas e minúsculas.

Caixa de texto
Forma de inserir texto dentro de caixas, permitindo escolher outras formas de o posicionar, para além das mais habituais.

Calculadora
Pode utilizar a calculadora do Windows para efectuar cálculos simples ou científicos. Para iniciar a calculadora, faça clique sobre Programas\Acessórios\Calculadora.

Campo
Um conjunto de códigos que indicam ao programa Word que deve inserir automaticamente num documento texto, gráficos, números de páginas e outros itens. Por exemplo, o campo DATA insere a data actual e o campo HORA insere a hora actual. Também se podem utilizar campos para inserir dados variáveis em documentos de impressão em série, tal como cartas de formulário.

Caps lock
Esta tecla, localizada no canto inferior esquerdo do teclado, permite escrever sempre em maiúsculas quando é activada. Quando quiser deixar de escrever desta forma, bastará carregar novamente na tecla. No outro extremo do teclado existe uma pequena luz verde que indica quando esta tecla está activada. Se pretender utilizar as letras maiúsculas apenas ocasionalmente, será mais prático utilizar a tecla (em que está desenha uma seta), localizada abaixo da caps lock.

Caracter
Uma letra alfabética, número ou símbolo.

Caracteres especiais
Para inserir um caracter especial num documento, como quadrados, setas, símbolos de copyright, etc., pode utilizar o auxiliar Mapa de Caracteres. Clique sucessivamente em Iniciar\Programas\Acessórios para chegar ao Mapa de Caracteres. Clique sobre a caixa Tipo de Letra e seleccione o que quiser utilizar. Para escolher um dos caracteres visíveis, basta fazer um duplo clique sobre o que deseja. Este é apresentado na caixa dos Caracteres a Copiar. Faça clique sobre Copiar e, no documento onde pretende inseri-los escolha, no menu Editar a opção Colar.

CD-R
Disco Compacto Regravável.

CD-ROM
Disco compacto com capacidade para armazenar 650 megas de dados. A unidade de CD-ROM é formada por um conjunto de programas que permitem a leitura de compact discs de armazenamento de informação, que não pode ser alterada, apenas lida. As unidades de CD-ROM podem ser externas ou internas, conforme estejam fora ou dentro da caixa do computador.

CD-RW
Disco Compacto Regravável (ReWritable).

CERN
Centre Européen de Recherche Nucléaire. Centro Europeu de Investigação Nuclear, situado em Genebra, Suíça.

CGI
Common Gateway Interface. Trata-se de um standard de programação usado nos servidores WWW, para a interacção com aplicações.

Chipset
O conjunto básico de circuitos em torno do qual é construída uma placa-mãe.

Cibercafé
Um local público que proporciona acesso à Internet.

Ciberespaço
Termo usado para descrever o mundo dos computadores, interligado pelas redes.

Cibersexo
Termo que exprime a simulação de uma relação sexual num ambiente on-line ou virtual.

Clipboard
É uma forma de armazenamento temporário na memória do computador, em que é guardada a última informação que foi copiada. Os dados que são copiados e depois colados noutro local, ficam armazenados no clipboard durante o espaço de tempo que medeia entre as duas acções.

Clock speed ou clock rate
A velocidade pela qual um microprocessador executa instruções. Quanto mais rápido o clock, mais instruções um CPU pode executar por segundo. A velocidade é expressa em megahertz (MHz), sendo 1MHz igual a 1 milhão de ciclos por segundo.

Cluster
Designa-se por cluster a menor unidade de leitura ou gravação em disco do sistema operativo. O seu tamanho é variável, em função da dimensão do disco.

CMOS
Complementary Metal-Oxide Semiconductor. É um tipo de memória que armazena informações de configuração que perduram, através de bateria, mesmo se o computador for desligado. O relógio, calendário, dados do disco rígido ou senha de acesso ao computador, são exemplos desse tipo de informações.

CMYK
Abreviatura das cores Cyan (azul), Magenta, amarelo (Yellow) e preto (blacK). É um sistema muito usado na impressão em quadricomia.

COBOL
Common Business Oriented Language. É uma linguagem de programação em alto-nível desenvolvida nas décadas de 1950 e 60.

Código binário
Tradução da informação numa linguagem composta por apenas dois símbolos: 0 e 1.

Código de campo
No programa Word, são os elementos de um campo que geram o resultado desse campo. O código de campo inclui os caracteres do campo { }, o tipo de campo e instruções. Por exemplo, o código de campo {INCLUDETEXT “c:\\Cartas\\Carta para o Ricardo.doc”} insere o texto do ficheiro denominado “Carta para o Ricardo.doc” em cada local do documento onde aparece este código de campo. Para aceder a esta opção clique Menu Ferramentas\Opções\separador Ver\caixa de verificação Códigos de campo.

Colar como hiperligação
Comando do programa Word 97 que permite colar e formatar o conteúdo da Área de Transferência (a informação que fica em memória quando escolhe copiar um elemento) como uma hiperligação ligando-a, assim, ao local de onde o conteúdo foi copiado.

Colunas
Sistema de reprodução amplificada do som.

COM
Communications. Portas de comunicação ou portas de série usadas para ligar modems, ratos e impressoras ao computador. O sistema operativo MS-DOS define essas portas como COM1, COM2, COM3 e COM4.

Comando abrir com
Quando faz duplo clique sobre um ficheiro e o Windows não sabe que programa utilizar para o abrir, é apresentada a caixa de diálogo Abrir Com, onde pode especificar o programa que pretende utilizar. Nessa altura pode determinar que esse programa deve ser sempre usado para abrir um determinado tipo de ficheiro.

Comando documentos
Pode abrir rapidamente um documento com que tenha trabalhado há pouco tempo, utilizando o comando Documentos do menu Iniciar. Aí são mostrados os últimos documentos que foram abertos.

Comando executar
Para utilizar o comando Executar, clique em Iniciar\Executar (Run). Escreva então o nome do ficheiro que pretende que seja iniciado.

Compressão
Processo em que, através de programas ou algoritmos específicos, se procura diminuir o tamanho dos ficheiros para que ocupem menos área nos discos.

Computadores de bolso
Os computadores de bolso são também conhecidas por Palmtops (por caberem na palma de uma mão). Os mais modernos têm capacidade para trabalhar com folhas de cálculo, bases de dados e processamento de texto.

Computadores de secretária
PCs. São computadores com uma unidade central de processamento, um teclado e um monitor que, normalmente, são utilizados em casa ou no escritório.

Computadores portáteis
São computadores que têm a vantagem de se poderem transportar sem grande incómodo, pois ocupam o espaço de uma pasta e têm um peso de cerca de 3 kg. Possuem pequenas baterias que permitem trabalhar sem rede eléctrica, mas podem também ser ligados à electricidade. Executam as mesmas funções que um computador de secretária.

Conexão
A ligação de um computador a uma outra máquina, situada num local remoto.

Conta
É uma autorização para ter acesso a um dos servidores da Internet e, por meio dele, a toda a rede.

Contar palavras
Uma maneira rápida de saber qual o tamanho, em número de caracteres, palavras, parágrafos e linhas, de um documento feito no programa Word, é utilizar a opção Contar Palavras (Word Count) do menu Ferramentas (Tools).

Control+Home/End
Uma forma rápida de saltar para o início ou final de um documento no programa Word é utilizar as teclas que tem inscritas as palavras Home e End ao mesmo tempo que se prime a tecla Control. O utilizador poderá assim alternar em segundos entre o início (Control+Home) ou final (Control+ End) do texto.

Controlo do volume
Se tiver uma placa de som no computador, pode utilizar o Controlo do Volume para aumentar ou reduzir o som proveniente dos altifalantes, do microfone ou da unidade CD-ROM do computador. Para localizar o Controlo do Volume, clique em Iniciar\Programas\Acessórios\Multimedia.

Converter ficheiros
Fazer a conversão de um ficheiro significa gravá-lo num formato que pode ser aberto numa aplicação diferente daquela em que foi criado.

Cookie
Um cookie é uma sequência de letras e números. Funciona como uma identificação do utilizador que acede a um local da Web e regista as áreas do site que foram visitadas.

Copiar ficheiros
Pode copiar ficheiros do seu computador do mesmo modo que copia e cola texto dentro de um documento. Primeiro, seleccione um ficheiro em O Meu Computador ou no Explorador do Windows. Faça clique sobre o menu Editar e, em seguida, faça clique sobre Copiar. Abra a pasta onde pretende colocar o ficheiro que está a copiar, faça clique sobre o menu Editar e, em seguida, sobre Colar.

Copiar texto
Para copiar um texto de um documento para outro, seleccione o texto que pretende copiar. Utilize em seguida os comandos Copiar e Colar do menu Editar do programa que está a utilizar. Nalguns programas poderá também utilizar o botão direito do rato para fazer clique sobre o texto seleccionado e, em seguida, escolher Copiar. No local onde deseja colocar as informações, utilize o botão direito do rato para fazer Colar, ou a mesma opção do menu Editar.

Copiar uma janela ou ecrã
Para copiar uma imagem da janela que está presentemente activa, carregue em simultâneo nas teclas ALT+PRINT SCREEN. Para copiar uma imagem de tudo o que está a aparecer no ecrã, prima PRINT SCREEN. Para colar essa imagem num documento, faça clique sobre o menu Editar na janela do documento e, em seguida, faça clique sobre Colar.
Se quiser transformar a janela que capturou numa imagem autónoma, faça colar num programa de imagem e grava essa imagem. Dessa forma poderá voltar a colocar essa imagem em qualquer documento quantas vezes quiser.

Cor e bits
Número de cores ou a sua representação em bits. O número de bits de cor representa uma potência de 2 (2^x): 8 bits=256 cores, 16 bits=65.536 cores, 24 bits=16.777.216 cores, 30 bits=4.294.967.296 e 36 bits=68.719.476.736 cores.

CPU
Central Processing Unit. Unidade de processamento central ou microprocessador. “P” indica um processador Intel Pentium; PII indica Intel Pentium II; Celeron indica Intel Celeron; AMD indica o processador fabricado pela empresa com o mesmo nome. O número que se segue a estas referências indica a frequência interna do processador. O tipo de processador determina a velocidade de execução dos programas por ele processados.

Cracker
É um especialista informático que consegue penetrar nos sistemas informáticos em que não está autorizado a entrar, por ser capaz de violar os sistemas de segurança existentes.

Crash
Uma falha total do sistema operativo de um computador.

Criar novas pastas
Para criar novas pastas, em O Meu Computador ou no Explorador do Windows, abra a pasta onde pretende criar uma nova pasta. No menu Ficheiro, escolha Novo e em seguida a opção Pasta. A nova pasta é apresentada com um nome temporário. Escreva o nome que pretende dar a essa nova pasta e e prima a tecla Enter.

Criptografia
Criptografar um arquivo significa convertê-lo utilizando um código secreto. O objectivo é que essas informações não possam ser utilizadas ou lidas senão por quem está autorizado para o fazer, e possui a respectiva chave para a sua descodificação.

CTRL+ALT+DEL
Quando um PC se encontra bloqueado, uma forma de o obrigar a reinicializar o sistema é premir ao mesmo tempo as teclas Control, Alt e Delete.

Cursor
Um símbolo, que funciona como uma marca visual, através da qual o utilizador pode localizar e seleccionar pontos no ecrã do monitor.

D E F

Dados
Qualquer tipo de informação processada pelo computador.

DAT
Digital Audio Tape. Fita Digital para Áudio. É uma fita magnética que armazena dados em forma digital.

Débito
Significa a quantidade de informação medida em função de uma unidade de tempo.

Debug
É o processo em que são detectados e removidos os erros existentes num programa.

Default
Valor padrão fornecido automaticamente pelo sistema operacional, quando não é escolhido um diferente pelo utilizador.

Desfragmentador do disco
Ferramenta do Windows que pode ser utilizada para optimizar o disco de forma a que os ficheiros e o espaço em disco não utilizado sejam dispostos de forma eficaz. Esta opção faz com que a execução dos programas e a abertura dos ficheiros ocorram mais rapidamente.
Para localizar o Desfragmentador do Disco, clique em Iniciar\Programas\Acessórios\Ferramentas do Sistema.

Dial-in
Ligação à Internet pelo estabelecimento de uma chamada telefónica para um computador, através de um modem.

Direcção do texto
No programa Word 97 existe a opção para alterar a orientação do texto em células de tabelas, caixas de texto e formas automáticas. Os resultados são visíveis apenas na vista de esquema da página.

Directório raiz
O directório existente numa unidade a partir do qual todas as outras pastas derivam. Por exemplo, c:\.

Disco óptico
Uma unidade de armazenamento de dados que permite ler e escrever repetidamente na sua superfície. Os dados são lidos e escritos com raios laser. Para o utilizar, é necessário dispor de um leitor óptico.

Disco rígido
É a unidade de disco rígido que reside permanentemente dentro do computador. É constituída por três elementos: uma caixa metálica selada contendo os discos magnéticos e os dispositivos de leitura e gravação, um ou vários discos magnéticos sobrepostos e um braço mecânico com um conjunto de cabeças de leitura e escrita no disco magnético.

Disquete
Também conhecidas como discos flexíveis, as disquetes são usadas em todo o tipo de computadores pessoais e é o utilizador quem as coloca ou retira do leitor. Actualmente, o modelo utilizado é o de 3,5 polegadas e consegue armazenar 1,44 MB de dados.

Dithering
Pontilhamento. Trata-se de uma técnica que permite simular as cores que não estão presentes na paleta de uma determinada imagem. Funciona combinando pixels de diferentes cores que geram uma outra cor, substituindo as ausentes.

DLL
Dynamic Link Library. Biblioteca de Conexão Dinâmica. Um conjunto de funções e rotinas de programação que podem ser acedidas de forma dinâmica por um programa. Por isso, podem ser acrescentadas ao código do programa à medida que surge a necessidade de as utilizar.

Documento
Qualquer trabalho criado num computador, que é gravado num suporte de armazenamento, sendo-lhe atribuído um nome de ficheiro para que possa ser recuperado posteriormente. Um texto, um gráfico, uma fotografia, etc.

Documento activo
É o documento no qual o utilizador está actualmente a trabalhar. A maioria dos comandos ou das acções do programa Word que são executados afectam apenas o documento activo; por exemplo, o texto que é escrito ou os gráficos que são inseridos aparecem no documento activo. A barra de título do documento activo aparece realçada para identificar o ficheiro em que está a trabalhar.

Domínio público
Quando um produto está classificado como sendo de domínio público, pode ser utilizado sem quaisquer custos. Deve no entanto ser sempre mantida a identificação dos autores desse produto.

DOS
Disk Operating System. Um dos sistemas operativos mais utilizados em computadores pessoais. É o sistema que permite ao CPU reconhecer e interagir com periféricos como o teclado, vídeo, CD’s, etc. É conhecido por MS-DOS por o sistema ter sido desenvolvido pela Microsoft Corporation.

Dot pitch
É a distância entre os pequenos pontos luminosos no écran do computador. Quanto menor for o valor do dot pitch, mais nítidas serão as imagens.

Download
Forma de transferir um ficheiro alojado num computador remoto para o seu próprio computador.

Dpi
Dots per inch. É a unidade de medida que indica o número de pontos por polegada de uma imagem ou de uma qualidade de impressão.

Drivers
Itens de software que permitem ao computador comunicar com um determinado acessório. Cada acessório exige um driver específico.

DriveSpace
Se necessitar de mais espaço no disco rígido, pode utilizar a ferramenta chamada DriveSpace para comprimir o disco e libertar mais espaço.
Para localizar o DriveSpace, clique em Iniciar\ Programas\Acessórios\Ferramentas do Sistema.

DTP
Desktop Publishing. Edição gráfica realizada em computador utilizando programas como o QuarkXPress, Adobe PageMaker ou Corel Ventura. Estas aplicações permitem efectuar o design e a paginação em computador de revistas, jornais, livros, folhetos, etc.

DVD-RAM
Disco DVD regravável.

DVD-ROM
Disco DVD que não pode ser gravado segunda vez.

Editar efeito especial de texto

No Word pode adicionar um efeito especial a um texto utilizando o botão Inserir WordArt da barra de ferramentas Desenho. Pode criar texto sombreado, inclinado, rodado e esticado. O botão Inserir WordArt, no Word 97, substitui o programa WordArt. Contudo, este programa permanece instalado no computador caso possua uma versão anterior de um programa Microsoft que o inclua, como o Office, o Works ou o Publisher 95.

Editor do Visual Basic
Uma opção do programa Word que permite mudar para o ambiente do Visual Basic, onde pode criar ou modificar o código de macros de Visual Basic.

Edu
Sufixo que designa instituições de ensino americanas presentes na Internet.

Eliminar ficheiros ou pastas
Para eliminar um ficheiro ou pasta, em O Meu Computador ou no Explorador do Windows, localize o ficheiro ou pasta que pretende eliminar. Faça clique sobre o ficheiro ou pasta. No menu Ficheiro, clique sobre Eliminar, ou então carregue na tecla Delete. Se desejar recuperar um ficheiro que tenha eliminado recentemente, procure-o na pasta Reciclagem. O ficheiro eliminado permanece na Reciclagem até que o utilizador a esvazie.
Outra forma de eliminar ficheiros ou pastas, é arrastá-los para o ícone Reciclagem. Se premir SHIFT ao mesmo tempo que os arrasta, o item será eliminado do computador sem ser armazenado na Reciclagem.
Se eliminar uma pasta, apenas os ficheiros existentes nessa pasta aparecerão na Reciclagem. Se restaurar um ficheiro que, originalmente, estava localizado numa pasta eliminada, o Windows recriará a pasta e, em seguida, restaurará nela o ficheiro.

E-mail
Correio electrónico. Consiste num sistema de troca de mensagens e ficheiros com outro utilizador da rede Internet.
A utilização mais generalizada da Internet continua a ser o envio e recepção de e-mail. O correio electrónico é uma das várias maneiras de transferir rapidamente informação de um local para outro, recorrendo aos computadores e às linhas telefónicas.
Para enviar ou receber um e-mail, é necessário ter instalado no computador software especializado, dependendo do tipo de ligação Internet que se possui.

Endereço electrónico
Email address. Um conjunto de caracteres, que identifica a caixa de correio electrónica de um determinado utilizador da Internet. É o equivalente à morada que é utilizada no correio tradicional.

Endereço IP
Endereço usado na Internet para identificar as máquinas de um utilizador de forma inequívoca.

Enter
Dar um Enter, expressão muito utilizada na instalação de programas, significa transmitir ao computador a indicação que deve executar o comando ou opção que já estão seleccionados. Quando o utilizador está a realizar uma tarefa de processamento de texto, insere um parágrafo cada vez que dá um Enter.

Entrelaçamento
Técnica que permite ao monitor traçar separadamente as linhas horizontais. Primeiro são traçadas as linhas pares e depois as ímpares.

Eps
Encapsulated PostScript. Formato de ficheiros gráficos utilizado pela linguagem PostScript.

Escape
Esta tecla, localizada no canto superior esquerdo do teclado é utilizada, na maioria das vezes, para cancelar uma acção ou regressar a menus anteriores.

Espaçamento entre linhas
O espaçamento entre linhas determina a quantidade de espaço vertical existente entre as linhas de texto. Por pré-definição, o programa Word utiliza o espaçamento simples, mas o utilizador pode alterar esse espaço para o que desejar, através das opções referentes ao Parágrafo no menu Formatar.

Espaço disponível em disco
Para saber quanto espaço livre existe no disco do computador, faça um duplo clique sobre o ícone O Meu Computador e, em seguida, clique sobre o disco que deseja verificar. Vá então ao menu Ficheiro e escolha Propriedades. Um gráfico circular mostra quanto espaço utilizado e livre existe no disco.

Esquema on-line
Opção do programa Word que permite mudar a visualização do documento para a vista de esquema on-line, a qual mostra esse documento num formato optimizado para percorrer e ler no ecrã.

Estilo de título
Um formato dado a um título. O programa Word possui vários estilos de título incorporados, desde o Título 1 ao Título 9. Pode utilizar esses estilos pré-definidos ou criar outros.

Ethernet
Uma das arquitecturas utilizadas em redes locais.

Eudora
Nome de um programa de correio electrónico.

Explorador do Windows
O Explorador do Windows permite ver a hierarquia das pastas existentes no computador, bem como todos os ficheiros e pastas incluídos em cada pasta seleccionada. Esta capacidade é especialmente útil para copiar e mover ficheiros, pois o utilizador pode abrir a pasta onde está o ficheiro que pretende mover ou copiar e, em seguida, arrastá-lo para a pasta onde o quer colocar. Para abrir o Explorador do Windows, clique em Iniciar\Programas\Explorador do Windows.

Extensão
File name extension. A extensão do ficheiro são as letras (normalmente três), que estão separadas por um ponto e que, a seguir ao nome do ficheiro, identificam o tipo de arquivos a que pertence. Através dessa extensão é possível saber quais os programas que podem ser utilizado para trabalhar com esse ficheiro.
Algumas das extensões standard são:
. ai - Ficheiro do programa Adobe Illustrator.
.aiff - Arquivo de som para Macintosh.
.asc - Ficheiro de texto ASCII.
.au - Arquivo de som do sistema Unix.
.bak - Cópia de segurança de um ficheiro.
.bas - Ficheiro do programa BASIC.
.bat - Ficheiro de comando em MS-DOS.
.bmp - Imagem em mapa de bits.
.c - Ficheiro do programa C.
.cdr - Gráfico vectorial do programa
CorelDRAW.
.cmd - Ficheiro de comando em OS/2.
.com - Ficheiro de comando (como o .exe).
.cpp - Ficheiro do programa C++.
.dib - Formato usado para armazenar imagens
gráficas.
.dll - Biblioteca de vínculos dinâmicos.
.doc - Documento ASCII ou Microsoft Word.
.eps - Gráfico vectorial em formato Encapsulated
PostScript.
.exe - Ficheiro executável.
.frm - Desenho de formulários em Visual
Basic.
.gif - Ficheiro gráfico de mapa de bits.
.hlp - Ficheiro de ajuda.
.ico - Identificação de um ícone.
.ini - Ficheiro de inicialização.
.log - Registo da instalação ou utilização.
.mdb - Ficheiro do programa Access
.p65 - Ficheiro do programa Adobe
PageMaker.
.pcx - Formato de um ficheiro gráfico
comprimido.
.pif - Ficheiro de informação de um programa
em Windows.
.ppt - Ficheiro do programa PowerPoint.
.qxd - Ficheiro do programa QuarkXPress.
.sys - Componente do sistema operativo.
.tif - Ficheiro de gráfico de mapa de bits.
.tmp - Ficheiro temporário.
.txt - Ficheiro de texto ASCII.
.wp - Documento do programa Word Perfect.
.wri - Ficheiro de documento do Windows
Write.
.xls - Folha de cálculo do programa Excel.
.zip - Ficheiro comprimido.

Extranet
É a expansão de uma Intranet de forma a que esta passe a incluir a partilha de informações com elementos externos. Por exemplo, no caso da rede de uma empresa, quando esta é alargada para integrar fornecedores, clientes e parceiros de negócios.

FAQ
Frequently Asked Questions. Um texto em que é reunido o conjunto de questões e respectivas respostas que são colocadas pelos utilizadores com maior frequência. Permite, a quem entra em contacto com um serviço pela primeira vez, esclarecer de imediato as suas principais dúvidas.

FAT
File Allocation Table. É a forma como o sistema operativo organiza os ficheiros numa unidade.

Fibra óptica
Cabos de comunicação que usam fios de vidro finos para transmitir pulsos de luz. Teoricamente, um único cabo permite transmissões de bilhões de bits por segundo.

Floopy disk
Disco flexível de armazenamento também conhecido como disquete.

Flops
Floating Point Operations Per Second. Medida de velocidade de operações de um processador. Mede quantas operações em vírgula flutuante (floating point) podem ser feitas por segundo.

Formas automáticas
Um grupo de formas prontas a usar, do programa Word que inclui certas formas básicas, tais como rectângulos e círculos, para além de uma variedade de linhas, setas largas, símbolos de fluxograma, estrelas, faixas e chamadas.

Forms
Elementos que se integram em páginas WWW e que permitem a recolha de dados do utilizador das páginas.

Fórmula
Uma expressão que contém qualquer combinação de números, marcadores relativos aos números, campos que resultem em números e os operadores e funções disponíveis.

Fornecedor de acesso à Internet
Também conhecido como fornecedor de serviços ou ISP (Internet Service Provider). Designa uma empresa que fornece a utilizadores individuais ou empresas a ligação de computadores à Internet.

Frames
Nome dados às janelas que dividem algumas páginas Web em campos de acesso e visualização de outras páginas.

Freeware
O freeware é software doado pelos autores sem quaisquer expectativas de pagamento. Pode assumir a forma de programas completos, demonstrações de exemplo com algumas funções desactivadas, correcções para melhoramento de um outro programa ou simples actualizações.

FrontPage
Produto de edição que integra o Office da empresa Microsoft e que permite construir páginas para a WWW.

FrontPage Express
Produto de edição Web simplificado, baseado no FrontPage.

FTP
File Transfer Protocol. É uma forma de enviar ficheiros pela rede Internet. Esses ficheiros podem representar imagens, sons, texto, actualizações, códigos, etc.

 

 

G H I

GB
Gigabyte.

GIF
Graphics Interchange Format. É um formato de armazenamento de imagens em ficheiros frequentemente utilizado na Web. O formato GIF inclui dois formatos específicos, GIF 87 e GIF 89a, que são melhorados para efeitos de transparência e de entrelaçamento (geração de imagem gradual à medida que a transferência é feita). Os ficheiros GIF funcionam melhor para logotipos, ícones e desenhos feitos à base de linhas. Uma vez que o formato está limitado a 256 cores, não é muito aconselhável para fotografias detalhadas.

Gov
Sufixo dos endereços electrónicos pertencentes às organizações governamentais norte-americanas.

Grupo
Quando dois ou mais objectos são tratados como um objecto simples. Os grupos podem ser formados por conjuntos múltiplos de grupos.

Grupo de trabalho
O grupo de computadores a que pertence o seu computador. Um grupo de trabalho é, geralmente, composto pelos computadores com que comunica e que contêm a maioria dos recursos de rede (por exemplo, ficheiros e impressoras) que pretende utilizar.

Guardar como html
Comando que permite, a partir do programa Word 97, converter um documento numa página da Web.

 

Hacker
Especialista no funcionamento de um sistema, de um computador ou de redes de computadores. Embora o termo seja por vezes confundido com cracker (perito em penetrar em sistemas e causar danos), o hacker é na realidade um problem solver, um especialista em reparar danos e encontrar soluções técnicas para problemas complicados.

Hardware
Componente física dos equipamentos informáticos. Exemplos: monitor, teclado, memória, disco.

Header
O cabeçalho, a sequência inicial que contém informações sobre os dados e a sua natureza.

Hifenizar textos
Para conferir aos documentos um aspecto cuidado e profissional, pode utilizar a função de hifenização. Pode utilizá-la para eliminar intervalos ou longos espaços em branco em texto justificado, ou ainda para manter comprimentos de linha semelhantes em colunas estreitas. Para escolher as opções de hifenização, utilize o menu Ferramentas\Idioma\Hifenização.

Hiperligação
Texto com uma cor diferente e sublinhado (ou gráfico), em que se faz um clique para aceder a uma localização noutro ficheiro HTML.

Home-page
Chama-se home-page à página inicial de um site na Internet, a partir da qual existem ligações para outras páginas. Estas podem pertencer ao mesmo endereço ou efectuar ligações a outros locais da rede. O conceito é semelhante ao da primeira página de um jornal impresso.

Html
Hypertext Markup Language. O HTML é um sistema de codificação de um documento de modo a que este possa ser publicado na World Wide Web. Como os documentos em HTML contêm gráficos de referência e marcas de formatação, o utilizador tem que utilizar um browser para a Web para ver esses documentos.

Http
Hypertext Transfer Protocol. É um protocolo para transferência de hipertexto utilizado na WWWW.

HyperTerminal
O HyperTerminal é um programa que pode ser utilizado para fazer uma ligação a um computador remoto, a uma BBS ou a um serviço on-line. Para localizar o HyperTerminal, clique em Iniciar\Programas\Acessórios.

Ícones
São pequenos gráficos que fazem uma representação visual dos vários componentes do Windows, facilitando o acesso pelo utilizador.

ICQ
Do inglês I seek you. Denominação de um serviço da Internet que permite a um utilizador do ICQ saber se uma determinada pessoa (registada no ICQ) está ligada à Internet nesse momento. Permite ainda a ligação ponto a ponto com essa pessoa para troca de mensagens, arquivos, comunicação por voz ou videoconferência.

Imho
Sigla que quer dizer In My Humble Opinion.

Impressora
Um periférico que permite imprimir em papel os trabalhos realizados no computador. Para controlar a impressora, o processador do computador necessita de um dispositivo de software que torna possível a adaptação do sinal de saída a cada tipo de impressora. Existem vários tipos de impressoras: laser, jacto de tinta e agulhas.

Impressoras de agulhas
Também chamadas matriciais, estas impressoras possuem um conjunto de agulhas de aço que imprimem o papel por meio de uma fita com tinta. Podem ser de 9, 18 ou 24 agulhas - quanto maior o seu número, melhor é a qualidade da impressão. Actualmente são pouco utilizadas e a sua actuação resume-se a tarefas específicas, como a impressão de etiquetas ou de formulários com autocopiativo (a pressão das agulhas imprime as restantes folhas do formulário).
Em impressoras de jacto de tinta ou laser, como não existe pressão, não é possível imprimir autocopiativos.

Impressoras de jacto de tinta
Possuem um tinteiro com mais de 50 compartimentos cheios de tinta. A cabeça da impressora desloca-se lateralmente ao largo das folhas de papel. A impressão é possibilitada pelo aquecimento eléctrico que cria uma bolha de vapor que, ao dilatar-se, empurra a tinta para uma câmara de disparo e daí para o papel. Podem imprimir a várias cores ou apenas a preto.

Impressoras laser
O papel no interior das impressoras laser é induzido por um conjunto de pequenas partículas de carga eléctrica. O processador descodifica os dados que recebe do computador e ordena “ligar” e “desligar” a um raio laser que elimina a carga nas zonas de imagem. O toner borrifa o papel e, mediante a pressão e o calor, fixa-se definitivamente.

Índice
Uma lista de títulos específicos de um documento com os respectivos números das páginas em que aparecem.

Informações incorporadas
Este termo aplica-se quando está a trabalhar numa aplicação com dados que foram criados noutro programa. Quando as informações são incorporadas, o novo documento não está ligado ao original, de modo que, se alterar as informações num local, elas não serão actualizadas no outro. A incorporação não permite editar as informações utilizando barras de ferramentas e menus do programa utilizado para criar as informações. Para editá-las, deve fazer um duplo clique sobre elas. São apresentadas as barras de ferramentas e os menus do programa que foi utilizado para criar as informações.

Informações ligadas
Quando as informações estão ligadas, o novo documento é automaticamente actualizado caso o original seja alterado. Se desejar editar as informações ligadas, faça duplo clique sobre elas. São apresentadas as barras de ferramentas e os menus do programa que foi utilizado para criar as informações. Se o documento original estiver no computador, as alterações que efectuar nas informações ligadas também serão apresentadas no documento original.

Iniciar programas

Para abrir um programa, clique no botão Iniciar e depois em Programas. Escolha então a pasta que contém o programa que deseja utilizar e clique no ícone dessa aplicação.

Inserir imagem
Um Comando do programa Word, localizado no submenu Imagem, que permite seleccionar o tipo de objecto de desenho ou imagem que se pretende inserir no documento.

Interactivo
Processo de comunicação através do qual o utilizador recebe resposta imediata as comandos que transmite ao computador.

Internauta
Aquele que navega na Internet.

internet
Com um i minúsculo, o termo internet utiliza-se para designar uma qualquer rede de redes e não especificamente a Internet.

Internet
A Internet é uma grande rede de computadores que cobre praticamente todo o mundo. Esta rede permite receber e enviar mensagens, procurar, escolher e recuperar a mais variada informação, transferir ficheiros e fazer negócios.
A rede Internet é composta por milhões de “locais” que são, eles próprios, redes de computadores. Todos estes locais ou sites, como são vulgarmente conhecidos, estão ligados à Internet e, por consequência, ligados entre si.
A diversidade de redes e sistemas operativos interligados levou à criação de novos protocolos de comunicação. Um dos mais utilizados e que serve de suporte a toda a Internet é o TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), considerado a “língua universal da Internet”.
Para facilitar a procura de informação entre os milhões de páginas Web existentes na rede, surgiram também os chamados “motores de pesquisa”, que permitem a busca de dados através de palavras-chave simples ou compostas.

Internet 2
É um nova rede Internet que liga apenas governos e entidades académicas, com melhores potencialidades em termos de rapidez na transmissão de dados e multimédia.

Internet Explorer
O Microsoft Internet Explorer é um dos browsers mais utilizados para navegar na Internet e já vem instalado no sistema Windows.

Intranet
Consiste numa aplicação das tecnologias, produtos e conceitos da Internet a redes privadas e internas de organizações. Um exemplo será uma rede interna de uma empresa, que utiliza tecnologias da Internet (como os protocolos HTTP ou FTP). Permite aos seus utilizadores navegarem, dentro do ambiente da empresa, entre documentos, páginas e outros destinos utilizando hiperligações.

IRC
Internet Relay Chat. Sistema que permite a interacção de vários utilizadores ao mesmo tempo, divididos por grupos de discussão.

J K L

Java
Linguagem de programação desenvolvida pela empresa Sun Microsystems usada na criação de pequenos programas (applets) para serem distribuídos na Internet.

JavaScript
Linguagem de tipo interpretado, passível de ser lida e interpretada directamente nos browsers WWW.

Jaz drive
Uma unidade de leitura e escrita, desenvolvida pela empresa Iomega, com grande capacidade de armazenamento (superior à Zip Drive da mesma empresa). Utiliza cartridges de 1GB ou 2GB.

Jogos do Windows
Para iniciar um dos jogos que já vêm incluídos no Windows, como por exemplo o Solitaire, clique no botão Iniciar, seguidamente em Programas\Acessórios\Jogos e escolha um dos jogos disponíveis.

Joystick
Dispositivo de orientação usado para movimentar um objecto no ecrã em qualquer direcção, que é utilizado sobretudo em jogos de vídeo.

JPEG
Joint Photographic Experts Group. JPEG é um formato de imagens suportado pela maior parte dos browsers para Web. Os ficheiros de gráficos JPEG têm, normalmente, a extensão .jpg no ambiente do Windows. Este formato, muito utilizado na Internet para apresentar imagens, pode apresentar um número ilimitado de cores e o seu método de compressão é optimizado para fotografias. A respectiva compressão poderá não funcionar tão bem com desenhos feitos à base de linhas ou com imagens compostas por grandes blocos de cor homogénea.

 

Kermit
Um programa de transferência de arquivos e emulação de terminal entre computadores.

Keyword ou palavra-chave
Palavra usada em ferramentas de busca ou bases de dados, que contém o significado de um assunto, permitindo, através dela, localizar esse mesmo tema.

Knowbot
Uma ferramenta que permite pesquisar em diversos bancos de dados informações sobre utilizadores da Internet, como, por exemplo, endereços electrónicos.

Leitor de CD
Um Leitor de CD permite reproduzir compact disks de áudio na unidade CD-ROM do computador.

Line art
Um desenho ou ilustração composto somente por duas cores (preto e branco).

Linha de comandos do MS-DOS
Para abrir uma janela do MS-DOS, basta fazer clique sucessivamente em Iniciar\Programas\Linha de Comandos do MS-DOS.

Linha dedicada
Uma linha telefónica que fica permanentemente ligada entre dois lugares.

Link
É uma palavra sublinhada e/ou em cor distinta das que a rodeiam que, num ficheiro HTML, permite saltar para um outro local onde se pode encontrar mais informação sobre o item em causa. Para além das palavras, as imagens também podem funcionar como links.

Linux
Nome de um sistema operativo criado por Linus Torvalds.

Liquid crystal display
Ecrã de cristal líquido. É uma tecnologia utilizada na maioria dos écrans de notebooks, agendas e calculadoras.

Localizar ficheiros
Para localizar um ficheiro ou uma pasta, faça clique em Iniciar\Localizar\Ficheiros ou Pastas. Na caixa Nome, escreva todo ou parte do nome do ficheiro. Se não souber o nome do ficheiro clique no separador Data da Modificação ou Avançadas para fazer a procura por outras características. Se assim o desejar, especifique o local em que o Windows deve iniciar a busca e clique sobre Procurar. Em seguida escolha Localizar Agora.

Login
Acto em que um utilizador transmite a sua identificação a um computador e inicia uma ligação.

Logout
Acto de terminar uma ligação que estava em funcionamento

M N O

Mail (e-mail)
Uma mensagem recebida por correio electrónico.

Mailing list
Uma lista que contém os endereços de correio electrónico de um conjunto de pessoas que partilham certas características ou integram um grupo de discussão. Quando um dos membros envia uma carta electrónica para essa lista, todos os membros a recebem.

Maiúsculas para minúsculas
Opção do programa Word que permite transformar texto escrito em maiúsculas ou minúsculas para o seu inverso. Esta opção encontra-se no menu Format\Change Case.

Mapa do documento
Forma de o programa Word 97 apresentar um ficheiro que permite ver um painel de destaques do documento. A vantagem desta forma de apresentação é a de permitir ao utilizador poder deslocar-se mais facilmente num documento grande e estruturado.

Marca d’água
Opção do programa Word 97 para qualquer texto ou gráfico que, quando é impresso, aparece por cima ou por detrás do texto do documento. Por exemplo, num catálogo de itens para venda, é possível escolher que a palavra “Vendido” surja por cima dos itens esgotados. Também se pode usar uma marca d’água para fazer imprimir um gráfico (como o logotipo da empresa) ou texto, esbatido no segundo plano de cada página impressa.

Margem
A margem é a distância entre o texto e o limite do papel. No caso do programa Word, este imprime o texto e os gráficos no interior das margens, enquanto que o cabeçalho, rodapé e número de página são impressos nas próprias margens. Na vista de Esquema da Página e no modo Ver Antes, é possível utilizar réguas para definir as margens das várias secções de um documento.

Matriz activa
Tecnologia que é aplicada na construção de monitores de micro-computadores, normalmente de notebooks. Permite que as imagens ofereçam melhor qualidade do que nos écrans que utilizam uma matriz passiva.

MB
Megas.

Media player
O programa Media Player do Windows pode ser utilizado para reproduzir ficheiros de áudio, de vídeo ou de animação e para controlar as definições para os dispositivos de hardware multimedia. Para que o utilizador possa utilizar o Media Player, o computador tem de possuir uma placa de som.

Megahertz
É a unidade de medida da velocidade de um processador. Quanto maior for o número de MHz, mais rápido o processamento de dados.

Memória
É a parte do computador onde são armazenados os dados. É formada por chips ou circuitos integrados. Todos os computadores têm dois tipos de memória: ROM e RAM.

Memória cache
No CPU existe uma memória interna, chamada cache, que é usada nas instruções mais frequentes. A utilidade desta memória é a de armazenar as próximas instruções para o CPU, de forma a acelerar a execução das mesmas. Essas instruções ficam guardadas durante algum tempo, aumentando dessa forma a velocidade de acesso a esses dados.

Memória RAM
Random Access Memory. A memória RAM armazena dados e instruções, enquanto o computador está ligado. Pode aceder a qualquer informação em qualquer momento, mas a informação nela armazenada desaparece quando o computador é desligado. Esta memória é alterável e pode ser aumentada com chip de expansão de memória (SIMMs).

Memória ROM
Read Only Memory. A memória ROM contém uma série de programas que dizem ao computador como trabalhar. As suas instruções indicam ao CPU o processo de início. É uma memória apenas de leitura e a informação que é armazenada no seu conteúdo não pode ser alterada ou apagada.

Memory-resident program
Um programa que é executado e mantido residente na memória do programa. O termo é equivalente à expressão TSR (terminate-and-stay-resident program).

Menu
A lista de funções disponíveis. Quando algumas opções aparecem esbatidas, isso significa que não podem ser aplicadas no item em que se está a trabalhar.

Microfone
Um acessório que permite gravar sons. Pode ser usado ligado a um computador em conferências e outras actividades do mesmo tipo.

Microsoft Exchange
O Microsoft Exchange fornece uma pasta intitulada A Receber, que pode ser utilizada para enviar e receber correio electrónico (e-mail). Para além disso, essa pasta pode servir para organizar, aceder e partilhar todos os tipos de informação incluindo faxes e itens de serviços on-line.

Microsoft Fax
É um programa de fax que vem incluído no Windows e que pode ser utilizado para enviar e receber.

Microsoft
É o nome da empresa criada por Bill Gates, em 1976, que desenvolveu os sistemas operativos Windows utilizados em milhões de computadores pessoais em todo o mundo.

Midi
Um tipo de ficheiro de som.

MIME
Multipurpose Internet Mail Extension. É um processo de diferenciação de formatos de ficheiros por meio de um sufixo.

Mip-mapping
Uma técnica de criação de múltiplas texturas que permitem aumentar ou diminuir o detalhe de uma imagem, de acordo com a distância até ao observador. Também é chamado LOD (Level of Detail) Mip-Map.

MMX
Multimedia Extensions. Conjunto de instruções multimédia incluídas nos processadores com essa denominação.

Modelo do Word
Um tipo especial de documento do programa Word que fornece ferramentas básicas para dar forma a um documento final. Os modelos podem conter textos ou tipos de formatação que se repetem em todos os documentos do mesmo género. Esses elementos constantes podem ser estilos; entradas de texto automático; macros ou atribuições de teclas, etc.

Modelo global
Um modelo de documento que pode ser carregado no programa Word 97 através do comando Modelos e Suplementos do menu Ferramentas. O utilizador pode usar as macros, entradas de texto automático e definições personalizadas de barras de ferramentas, menus e teclas de atalho (armazenadas num modelo global), quando trabalha com qualquer documento e não apenas com os que foram baseados nesse modelo.

Modem
Aparelho que transforma os sinais digitais do computador em sinais analógicos e vice-versa, de modo a serem transmitidos por uma linha telefónica.

Monitor
Aparelho que permite visualizar a informação. Normalmente, a dimensão mais utilizada é de 14 ou 15 polegadas, mas para actividades gráficas utilizam-se monitores de dimensões maiores, como os de 17, 20 ou 21 polegadas.

Mosaic
Nome do primeiro browser gráfico concebido para a Internet.

Motherboard
Placa central do sistema, que contém o microprocessador e as memórias RAM e ROM, além de outros componentes necessários para o funcionamento eléctrico de todo o equipamento. Cada um desses componentes (RAM e ROM) é composto por circuitos integrados e transístores. A motherboard contém também os BUS, que são circuitos que transmitem blocos de dados entre os diversos componentes.

Motor de pesquisa
São sites que se dedicam a explorar a Internet em busca de páginas, catalogando-as por temas e assuntos, de forma a facilitar a pesquisa dos utilizadores. Alguns dos motores de busca mais populares a nível mundial e respectivos endereços são os seguintes:
Google -  http://www.google.com
Yahoo - http://www.yahoo.com
Alta Vista - http://www.altavista.com
Lycos - http://www.lycos.com
Sapo - http://www.sapo.pt
Aeiou - http://www.aeiou.pt

Mouse pad
Pequeno tapete sobre o qual se coloca o rato e que facilita o manuseamento do mesmo.

MP3
MPEG Layer 3. Um tipo de compressão de áudio que permite reduzir o tamanho de arquivos digitais.

MPEG
Motion Pictures Experts Group. Uma forma de comprimir filmes para diminuir o tamanho dos arquivos e facilitar a sua reprodução.

Multimédia
Termo usado para referir a multiplicidade de tipos e formatos de informação em que se utiliza ao mesmo tempo imagens, som, texto e vídeo.

Multi-texturing
O processo de aplicação de múltiplas texturas sobre um polígono.

 

Navegar
Procurar informação na Internet.

Net
Abreviatura de Internet.

Netiquette
Regras de boas maneiras que devem ser seguidas no convívio dentro da Internet. Por exemplo, uma dessas regras diz que não se devem enviar mensagens que possam ofender. Outra norma diz que não se deve fazer um uso exagerado das letras maiúsculas (é considerado o equivalente ao gritar numa conversa).

Netscape Navigator
É um dos browsers mais utilizados na WWW.

NetWare
Sistema operacional de rede multitarefa da empresa Novell, Inc.

Newbie
Expressão que significa novato na Internet.

Newsgroup
Um fórum de discussão na Internet, onde que um grupo de pessoas escreve publicamente sobre um determinado tema indicado pelo nome do grupo.

Num lock
Numeric Lock Key. Esta tecla situada no topo do teclado numérico, permite activar as teclas de 1 a 9 para diferentes funções. Quando é activada (nessas altura fica acesa a luz verde situada por cima da tecla em que está escrito Num Lock), as teclas usam as funções numéricas. Quando é desactivada (luz verde apagada), as teclas 4, 8, 6 e 2 funcionam como teclas de direcção.

Numeração de páginas
No programa Word, pode especificar o local do documento onde deseja introduzir os números de página, bem como a sua posição e formato. Para tal, faça clique sobre Números de página no menu Inserir. Pode também inserir números de página utilizando o comando Cabeçalho e rodapé no menu Ver.

O meu computador
O Meu Computador permite ver rapidamente tudo o que existe num computador. Para procurar ficheiros e pastas, basta fazer um duplo clique sobre o ícone O Meu Computador, no Ambiente de Trabalho. Será então mostrada a estrutura das pastas existentes no computador.

Objecto incorporado do Word
Informações (o objecto) inseridas num ficheiro (o ficheiro de destino). Depois de ser incorporado, o objecto torna-se parte do ficheiro de destino. Quando é feito um duplo clique sobre um objecto incorporado, este é aberto no programa (o programa de origem) em que foi criado. Quaisquer alterações efectuadas ao objecto incorporado são reflectidas no ficheiro de destino.

Objectos de WordArt
Os objectos do programa WordArt são objectos de desenho, que não são tratados como texto. As ferramentas das barras de WordArt e Desenho podem ser usadas para alterar um objecto do programa WordArt, do mesmo modo que se modifica um objecto de desenho. Por exemplo, no Word 97, pode-se alterar o respectivo preenchimento, sombra ou efeito 3D ou criar efeitos especiais (texto sombreado, distorcido), usandoa ferramenta WordArt da barra de ferramentas Desenho.

OCR
Reconhecimento Óptico de Caracteres. Um software que permite reconhecer texto a partir de uma imagem, pela sua leitura num scanner.

On-Line
Actividades executadas enquanto o computador está ligado a uma outra máquina ou a uma rede.

Operadores matemáticos e relacionais
Num campo = (Fórmula), pode utilizar qualquer combinação de valores e operadores matemáticos e relacionais. Os operadores são os seguintes: + (Adição), – (Subtracção), * (Multiplicação), / (Divisão), % (Percentagem), ^ (Potências e raízes), = (Igual a), < (Menor que), < = (Menor ou igual a), > (Maior que), > = (Maior ou igual a), < > (Diferente de).

Ordenar texto
O programa Word permite ordenar por ordem alfabética uma série de termos ou nomes. A opção está disponível no menu Tabela.

Org
Extensão de um domínio na Internet que identifica sites de entidades oficiais, governamentais.

OS/2
Um sistema operativo concebido pela IBM.

 

P Q R

Padrão
Um padrão é um desenho que pode ser usado para decorar o Ambiente de Trabalho.

Página pessoal
É uma página onde um utilizador da Internet pode inserir elementos (texto, som, imagem, etc.), sendo o conteúdo e organização definidos por ele próprio.

Paginar
Num processador de texto, como o Word, este termo significa o acto de dividir um documento em páginas, as quais são numeradas antes de serem impressas. No contexto das artes gráficas a expressão representa, para além disso, a forma de distribuição nas páginas dos vários tipos de texto e de elementos gráficos.

Paint
O Microsoft Paint permite criar, editar e ver imagens já existentes no computador ou que são digitalizadas pelo utilizador. Para localizar o Paint clique em Iniciar\Programas\Acessórios\Paint.

Password
Palavra-chave que identifica um utilizador, permitindo-lhe utilizar um serviço ou aceder a uma rede.

Pastas
Os documentos e programas estão guardados em pastas, que podem ser vistas utilizando O Meu Computador ou o Explorador do Windows. Em versões anteriores do Windows, estas pastas eram designadas por directórios.

PC
Personal Computer. Computador destinado a uma utilização pessoal.

PCMCIA
Uma ligação embutida num PC notebook que permite ligar periféricos de formato idêntico a um pequeno cartão de crédito, como, por exemplo, um modem.

Perfil de hardware
Os perfis de hardware indicam ao Windows os controladores que deve carregar quando o hardware disponível muda.

Periféricos
Os equipamentos que possibilitam a entrada e saída de informação. Podem ser de entrada, de saída ou acumular ambas as funções.

Pixel
Um pixel é cada um dos pontos que formam uma imagem no monitor do computador. A expressão provém de “Picture element”.

PKZip
Um programa que permite compactar ficheiros. Esses ficheiros podem ser descompactados utilizando o programa PKUnzip.

Placa de som
Placa que interpreta bits e bytes e os transforma em sons.

Placa gráfica
Indispensável ao funcionamento do ecrã, a placa gráfica gere toda a informação que nele é apresentada, determinando a sua resolução e os tipos de normas que se podem utilizar.

Placa gráfica 2D/3D
Placa com processador gráfico que combina a tecnologia 2D, necessária para ver imagens no ecrã, com a tecnologia 3D, que permite aceleração e melhor qualidade gráfica.

Placa gráfica 2D+3D
Placa que combina, num só dispositivo, dois processadores gráficos separados para aceleração 2D e 3D.

Placa gráfica 3D
Placa com processador gráfico específico apenas para aceleração 3D. O computador continua a precisar de uma outra placa (2D ou 2D/3D) para as restantes funções.

Plug-and-play
São dispositivos que se configuram automaticamente no sistema operativo assim que são ligados a este.

Polígono
O bloco de construção de mundos 3D. Todos os volumes de um mundo tridimensional são criados com conjuntos de polígonos (triângulos ou rectângulos).

POP
Point of Presence Ponto de acesso. Local onde um fornecedor de acesso à Internet tem equipamento que possibilita a ligação de clientes à Net.

Porta paralela
É uma ligação do computador para dispositivos externos. Normalmente é utilizada para fazer a ligação à impressora.

Portrait
Orientação da folha de papel para impressão no sentido vertical, por oposição à posição deitada (landscape).

PostScript
Uma linguagem de descrição de páginas criada pela Adobe que é utilizada na maior parte das empresas que prestam serviços de impressão.

Preencher o fundo do documento
Para tornar um documento de Word mais apelativo para a leitura on-line, pode adicionar-lhe cores e texturas de fundo. Apenas verá esses fundos numa vista de esquema on-line, não sendo possível imprimi-los. Para decorar o fundo do documento, clique sobre Fundo no menu Formatar. Em seguida, seleccione a cor pretendida ou, nos Efeitos de Preenchimento, escolha uma textura ou padrão.

Programa de origem
O programa utilizado para criar um objecto ligado ou um objecto incorporado. O programa de origem tem de estar instalado no seu computador para que possa editar o objecto em causa.

Programas beta
Os programas beta são distribuídos como parte de um processo de testes, durante o desenvolvimento de software comercial.

Propriedades
Quando deseja ver ou alterar informações sobre qualquer item, como um documento, pasta, unidade de disco ou impressora, pode ver as respectivas propriedades. Depois de seleccionar o objecto, utilize o botão direito do rato e clique sobre o item. Em seguida, escolha Propriedades no menu que surge.

Protecção de ecrã
É um programa que exibe um padrão em movimento no monitor depois de computador estar inactivo durante algum tempo. Tem como objectivo evitar que algumas zonas sofram um efeito de queima por se manterem iguais durante longos períodos de tempo.
Para fazer com que a protecção de ecrã deixe de estar activada, basta mover o ponteiro do rato ou premir qualquer tecla. Para modificar a protecção de ecrã que está a utilizar, clique com o botão direito do rato na área do Ambiente de Trabalho. Escolha Propriedades\Protecção de Ecrã\Definições. Pode também escolher o tempo que deve ser aguardado antes de a Protecção de Ecrã ser activada.

Protocolo
Conjunto de regras que permite o intercâmbio entre computadores ligados em rede.

Proxy
Aplicação que redirecciona tráfego, permitindo dar acesso ao exterior a uma máquina que não o tem.

Qualidade de impressão
Formas que o utilizador pode escolher para determinar o resultado da impressão de um documento. Normalmente é possível escolher entre três modos: o perfeito (a melhor qualidade permitida pela impressora), o normal (que a impressora assume como opção standard, por defeito) e o rascunho (impressão bastante mais rápida mas com pouca qualidade).

QuarkXPress
Um dos programas de edição electrónica de publicações (DTP) mais populares do mundo. Permite efectuar o design gráfico e as tarefas de paginação em computador de revistas, jornais, livros, folhetos, etc.

Quebra de página no Word
O programa Word inicia automaticamente uma nova página quando a página actual está completamente preenchida. Conforme for editando o documento, o Word irá ajustando automaticamente as quebras de página.
Para iniciar uma página num local específico como, por exemplo, o princípio de um capítulo, clique em Quebra no menu Inserir e, em seguida, seleccione a caixa de verificação Quebra de página. Poderá mais tarde seleccionar, mover, copiar ou eliminar estas quebras de página manuais.

Quoting
Citação. Repetição do texto inicial de uma mensagem no corpo duma resposta em correio electrónico. É um procedimento que facilita o trabalho de quem lida com e-mails, já que o utilizador não necessita de procurar nas suas mensagens o texto que motivou a resposta.

Qwerty
Conjunto de letras que identificam o início do teclado padrão de computador.

 

Rato
É um dispositivo de entrada que se utiliza com a mão e que, através dos movimentos executados por uma esfera no seu interior, mexe o cursor no ecrã. No caso dos PC’s os ratos têm dois botões que se utilizam conforme as funções pretendidas. Este dispositivo está normalmente ligado à unidade do sistema através da uma porta específica, mas há ratos que comunicam por raios infravermelhos.

RDIS
Rede Digital Integrada de Serviços. Serviço de telecomunicações, com integração de voz e dados, que permite velocidades de transmissão bastante mais rápidas do que as ligações analógicas.

Readme
Normalmente cada programa traz um ficheiro com este nome, o qual contém instruções que devem ser lidas antes da sua instalação, ou respondem a dúvidas sobre upgrades, etc.

Reciclagem
O Windows guarda os ficheiros que vão sendo eliminados pelo utilizador na pasta Reciclagem, que está localizada no Ambiente de Trabalho. Pode utilizar a Reciclagem para recuperar ficheiros que elimine acidentalmente, ou esvaziá-la para criar mais espaço em disco.

Recurso partilhado
É um recurso (como uma pasta, um ficheiro ou uma impressora) que outro computador colocou à disposição de um utilizador para ser usado numa rede.

Rendering
A criação final de uma imagem 3D com a simulação de efeitos de luz como sombras e reflexos.

Repaginar
Num processador de texto este termo designa o processo de recalcular as quebras de página do documento.

Reset
Acto de voltar a reiniciar o computador sem o desligar. Utiliza-se geralmente quando a máquina bloqueia, carregando no botão com o mesmo nome.

Resolução da impressão
É expressa em pontos por polegada (dpi, ou dots per inch). Quanto maior o valor, melhor a definição da impressão.

Resolução do monitor
É definida pelo número de elementos de imagem (pixels), que são exibidos vertical e horizontalmente.

RGB
Red, Green, Blue. Trata-se de um modelo de visualização de cores, baseado em luz, largamente usado em sistemas de vídeo, câmaras de vídeo e monitores de computador. O sistema representa todas as cores como uma combinação dessas três (vermelho, verde e azul). RGB é o modo mais comum de manipulação de imagens nos monitores de computador.

Route
Rota. O caminho efectuado na rede.

Router
Um dispositivo que interliga duas ou mais redes, inclusive as que utilizam diferentes tipos de cabos e diferentes velocidades de transmissão.

 

S T U

ScanDisk
Ferramenta do Windows que permite procurar erros no disco rígido e corrigir os problemas que sejam encontrados. Para localizar o ScanDisk, clique em  Iniciar\Programas\Acessórios\Ferramentas do Sistema.

Scanner
Também conhecido por digitalizador, este aparelho permite passar a formato digital imagens contidas em livros, slides, e fotografias. A capacidade de um scanner define-se pela sua resolução, quantificada em pontos por polegada (dpi). Quanto maior for a resolução, melhor a qualidade da imagem.

Scrolling
É o acto de movimentar as informações visíveis no ecrã, deslocando as janelas nas barras horizontais ou verticais, de forma a poder ver outras informações.

SCSI
Um sistema de controle de dispositivos do computador.

Seleccionar vários itens
Para seleccionar múltiplos ficheiros, mantenha premida a tecla CTRL enquanto faz clique sobre cada item que pretende seleccionar.
Para seleccionar todos os ficheiros de uma mesma pasta, pode ir ao menu Editar e escolher Seleccionar Tudo, ou usar o comando CONTROL+A. Para seleccionar um grupo de ficheiros que estão todos juntos, mantenha premido o botão do rato e arraste um rectângulo à volta dos ficheiros que pretende seleccionar.

Serifas
Os tipos de letras com serifas possuem pequenas pontas no topo ou na base dos caracteres. O Times é um exemplo de uma fonte com serifas, o Arial de uma sem serifas. A utilização de letras com serifas é aconselhável em textos longos por facilitar o processo de leitura.

Service provider
Empresa fornecedora de serviços de acesso à Internet, normalmente em troca de um pagamento mensal.

Shareware
O shareware é um sistema cada vez mais utilizado para dar a conhecer novos programas junto de potenciais clientes. O mais habitual é serem disponibilizadas, em shareware, versões de novos programas, que pode ser usadas gratuitamente durante 30 dias.
O shareware tem determinadas condições de utilização, que são aceites pelos utilizadores quando instalam ou executam o programa. Estas podem incluir a condição de pagar para continuar a utilizar o programa após um período experimental, ou ter de pagar se tencionar utilizar o programa comercialmente. Por vezes um programa shareware é uma versão reduzida de uma outra versão registada (mais fiável ou equipada com mais funções). Se o utilizador gostar da versão shareware poderá fazer uma actualização para a versão registada, pagando uma taxa de registo em troca da qual o autor ou o distribuidor do software lhe enviará a respectiva actualização ou um código para desbloquear o programa.

Shouting
Gritar. Na comunicação escrita, por exemplo em correio electrónico, este termo é aplicado quando alguém está a fazer um uso exagerado das letras maiúsculas.

Site
Um determinado endereço na World Wide Web que agrupa páginas HTML ligadas entre si e associadas a um endereço específico na Internet.

Smiley
Conjuntos de caracteres que são utilizados para transmitir emoções. Para serem compreendidos tem que ser visualizados na horizontal. Exemplos: :-) indica alegria :-( indica tristeza.

Software
Componente lógica da informática - programas, aplicações, sistemas operativos - que comanda o hardware. Inclui todos os programas e dados utilizáveis pelo computador.

Software de desenvolvimento
Linguagens de programação que permitem a elaboração de programas através de conjuntos de instruções. Algumas das mais utilizadas são a C, C++, Cobol, Visual Basic e Java.

Software de aplicação
Inúmeras aplicações, como as de Tratamento de Texto, que permitem a elaboração de documentos; as Folhas de Cálculo, utilizadas para a realização de cálculos numéricos e elaboração de gráficos e os Sistemas de Gestão de Bases de Dados (que permitem gerir tabelas de dados, criar ligações entre tabelas, filtrar e ordenar dados, elaborar relatórios, etc).

Software de sistema
O sistema operativo é o conjunto de programas responsáveis pelo controlo e gestão do hardware e do software (de desenvolvimento e de aplicação), que seja utilizado nesse hardware. Os programas mais utilizados nos microcomputadores são o DOS (Disk Operating System), o Windows, o OS/2 (Operating System/2) e o System 8 (Macinstosh Operating System).
Ao sistema operativo cabe executar uma série de funções:
- Organizar os discos flexíveis e rígido para receberem dados;
- Controlar a operação das aplicações;
- Controlar os processos de armazenamento e extracção de dados em disco;
- Controlar o hardware
- Optimizar a utilização da memória disponível;
- Enviar mensagens informativas e de erro para o exterior.

Subscribing
Fazer a assinatura. Aplica-se ao acto em que um utilizador adere a um grupo de discussão ou a uma lista de correspondência na Internet.

Substituir palavras
Uma opção do programa Word que permite substituir num documento uma palavra por outra. Está disponível no menu Editar e permite ao utilizador, por exemplo, mandar substituir automaticamente em todo o documento um nome ou termo técnico que esteja mal redigido.

Sumário automático
Comando do programa Word 97 para criar automaticamente um sumário do documento.

Tabela
Opção do programa Word que permite desenhar tabelas e células, através da utilização das opções do menu Tabela, ou aplicando o rato no respectivo ícone da barra de ferramentas.

Tags
Etiquetas ou marcadores. São códigos de formatação usados em documentos HTML, utilizados na World Wide Web.
TCP/IP
Transmissiom Control Protocol/Internet Protocol. Um importante protocolo de comunicação na Internet.

Teclado
O teclado é um acessório que viabiliza a entrada de informação no computador. No espaço do teclado existem vários tipos de teclas com objectivos bem definidos. Normalmente, o teclado possui 101 ou 102 teclas agrupadas em:
- Teclado alfanumérico (letras e números);
- Teclado numérico (bloco de teclas à direita com números);
- Teclas de funções (F1, F2, etc.);
- Teclas de cursor (setas direccionais);
- Teclas de acções especiais (Alt, Esc, Enter, etc).

Telnet
Programa que possibilita a interligação entre dois computadores, permitindo ao utilizador, através de um computador, trabalhar no outro.

Texel
De TEXture ELement; refere o pixel de uma imagem usada como textura para um polígono.

TFT
Thin Film Transistor. Um tipo de monitor de cristal líquido de alta qualidade (também chamado de matriz activa), capaz de fornecer alto contraste e uma resposta bastante mais rápida que os monitores normais (de matriz passiva). É utilizado nos ecrãs de computadores portáteis.

The Microsoft Network
É um serviço on-line que dá acesso à Internet, incluindo o correio electrónico e os newsgroups.

Tiff
Tagged Image File Format. Um tipo de arquivo para armazenamento de gráficos e figuras de alta qualidade, desenvolvido pelas empresas Aldus e Microsoft. Este formato é muito utilizado para transferir ficheiros entre computadores PC e Macintosh.

Trackball
É um dispositivo de introdução de dados que funciona como o rato do computador, mas que é constituído apenas por uma esfera em que os dedos do operador provocam o movimento do cursor no ecrã. É utilizado sobretudo em computadores portáteis.

Triple-buffering
Técnica que permite a uma placa gráfica criar três pequenas “partições” da memória destinada ao tratamento de imagens. Acrescenta ao inicial double-buffering uma área extra, acelerando o processo de envio de imagens para o ecrã.

Unidade A
A todas as unidade de disco instaladas num PC é atribuído um prefixo de letra. O prefixo A é atribuído à disquete.

Unidades de informação
Conjunto de unidades de medida de informação que determinam a capacidade de um equipamento. As mais utilizadas são:
Bit - A mais pequena unidade de informação. Corresponde ao dígito 0 ou 1;
Byte - Um byte são 8 bits.
Kilobyte - Um kylobyte (KB) equivale a 1024 bytes.
Megabyte - Um megabyte (MG) equivale a 1024 kilobytes.
Gigabyte - Um gigabyte (GB) equivale a 1024 megabytes.
Terabyte - Um terabyte (TB) equivale a 1024 gigabytes.

Unix
Sistema operativo criado em 1969. Permite que vários utilizadores partilhem em simultâneo os recursos de um computador. Através do código fonte do Unix (que foi escrito em linguagem C e distribuído livremente) surgiram diversas versões diferentes de Unix: AIX, Linux, FreeBSD, A/UX.

USB
Universal Serial Bus. Uma nova interface para ligação ao computador que funciona em sistema plug-and-play. É capaz de receber, de forma simples e rápida, numerosos dispositivos externos ligados por meio de um concentrador.

Usenet
Uma área da Internet que funciona como um enorme sistema de troca de mensagens. Os newsgroups (grupos de discussão) cobrem todo o tipo de assuntos.

User
Um determinado utilizador de um computador.

Username
Nome do utilizador, ou ID. Nome pelo qual o sistema operativo identifica um utilizador.

 

 

V W

V.90
Um padrão para modems de 56 Kbps aprovado pelo International Telecommunication Union em Fevereiro de 1998.

Ver antes
Uma forma de ver um documento de Word que mostra qual o aspecto que o documento vai ter quando for impresso. Podem-se ver múltiplas páginas de cada vez, ampliar ou reduzir o tamanho da página no ecrã, verificar as quebras de página e fazer alterações ao texto e à formatação. Esta opção está disponível no menu Ficheiro.

Ver ficheiros e extensões
Para ver todos os ficheiros e extensões de nomes de ficheiros, abra a pasta que deseja visualizar em O Meu Computador ou no Explorador do Windows. No menu Ver, clique sobre Opções, depois no separador Ver e de seguida em Mostrar Todos os Ficheiros. Se desejar ver todas as extensões de nomes de ficheiros, certifique-se de que a caixa Ocultar Extensões de Ficheiros de MS-DOS não está marcada.

VGA
Video Graphics Array. É um padrão de exibição de ecrãs cuja resolução máxima é de 640 x 480 pixels.

Vírus
Um programa de computador concebido com o objectivo de prejudicar o funcionamento de programas ou máquinas. Alguns são praticamente inofensivos, mas outros podem destruir completamente a organização e dados do disco rígido. Por isso, é sempre aconselhável a instalação de software antivírus nos computadores e não deve ser esquecida a actualização desses mesmos programas.

Vista do esquema da página
Uma vista de um documento, no programa Word, tal como este aparecerá quando o imprimir. Por exemplo, os itens tais como cabeçalhos, notas de rodapé, colunas e objectos em emoldurados aparecem nas respectivas posições reais. Nesta forma de visualização o utilizador pode editar e formatar o texto, deslocar objectos, etc.

Vista hierárquica
Por vezes designada por “árvore”, a vista hierárquica mostra os ficheiros e as pastas existentes nas pastas.

Vista normal
Uma forma de ver um documento do programa Word que mostra a formatação de texto e um esquema da página simplificado.

Vizinhança na rede
Se estiver a utilizar uma rede, o ícone Vizinhança na Rede aparecerá no seu Ambiente de Trabalho. Pode fazer um duplo clique nesse ícone para procurar algo nos computadores do seu grupo de trabalho, ou nos computadores de toda a rede.

VRAM
Um tipo de memória especialmente rápida, que é utilizada nas placas de vídeo mais sofisticadas e também para armazenar imagens digitalizadas.

VRML
Virtual Reality Modeling Language. É uma linguagem utilizada na criação de mundos virtuais. Trata-se de uma série de comandos que, quando interpretados pelo programa apropriado, permite criar objectos e animações, posicionar câmaras, luzes, etc.

Wav
Formato de um ficheiro de som.

Web form
Ecrã pré-formatado, com controlos gráficos (tipo form), criado a partir do programa Excel para recolha de dados de utilizadores na Web.

Webbot
Elemento especial do programa FrontPage que desencadeia uma qualquer acção automática.

Webmaster
A pessoa responsável pela administração de um servidor WWW.

Windows
O popular ambiente gráfico desenvolvido pela Microsoft Corporation e que está instalado na maioria dos computadores pessoais.

Wizard
Têm este nome os programas que pretendem auxiliar o uso de outros programas.

WordPad
O WordPad é um editor de texto para pequenos documentos. Mesmo assim pode formatar documentos no WordPad com vários tipos de letra e estilos de parágrafos. Para localizar o WordPad, clique em Iniciar\Programas\Acessórios.

World Wide Web
A WWW (sigla de World-Wide-Web) é um sistema de exploração da Internet através da utilização de hiperligações. Quando utiliza um browser para navegar na Net, a Web aparece como um conjunto de texto, imagens, sons e filmes digitais.

WYSIWYG
What You See Is What You Get. 
Termo da indústria de computadores que indica que o trabalho que é feito no ecrã irá aparecer exactamente igual na impressora.

 

X Z

X.500
Um padrão ISO para sistemas de directórios, com a finalidade de localizar utilizadores de e-mail.

Xcopy
Comando do MS-DOS para copiar grupos de arquivos.

XGA
Extended Graphics Array. Padrão gráfico de alta resolução introduzido pela IBM em 1990.

X-on, x-off
Códigos que activam ou interrompem a transmissão de dados entre um computador e um terminal.

 

Zapf dingbats
É uma fonte constituída por um conjunto de símbolos tipográficos, como setas, estrelas, quadrados, triângulos, números dentro de círculos e outros símbolos (como os de um fax, envelope, tesouras, lápis, etc). Se precisar de inserir um destes caracteres especiais num documento, pode fazê-lo utilizando o Mapa de Caracteres, que se encontra no grupo dos Acessórios.

Z-buffer
É um espaço de memória dentro da placa gráfica que regista a posição “z” (da frente para trás) de um pixel, para determinar quando ele é ou não visto pelo observador.

Zip drive
Uma unidade de leitura e escrita, desenvolvida pela marca Iomega, que utiliza cartridges com uma capacidade de armazenamento de 100 MB num formato de 3,5 polegadas.

Zoom num documento
Opção que permite ver um documento ou item mais aproximado ou afastado, reduzindo ou aumentando a percentagem em que é visualizado. O utilizador pode “aumentar o zoom” para obter uma vista mais nítida do seu documento ou “diminuir o zoom” para ver a página ou imagem num tamanho mais reduzido.

Optimizado para Internet Explorer 6.0, Firefox 2.0 e Opera 9.1 | Site alojado por  Active.CGest | 05012008 | Rede2001.com